Detalhe da notícia

02 de Abril de 2014

ORAFOL - Normativa REACH

A Orafol é o primeiro fabricante Europeu de filmes gráficos em que toda a sua gama de produtos cumpre a normativa REACH e em que os filmes para plotter estão isentos de cromato de chumbo.

O regulamento europeu REACH (Registo, Avaliação, Autorização e Restrição de Produtos Químicos) , entrou em vigor na União Europeia em 2007, com uma implementação faseada por um período de 10 anos. Ele aborda o uso de substâncias químicas e seus potenciais impactos sobre a saúde humana e o meio ambiente para os produtos fabricados ou vendidos na União Europeia. O objetivo do REACH é aumentar o conhecimento sobre as substâncias químicas comercializadas na União Europeia, os seus usos e para garantir que eles sejam devidamente geridos.


Como um dos fabricantes líderes na União Europeia de vinil para a indústria gráfica, a Orafol Europa Gmbh tem o prazer de anunciar que as películas autocolantes para plotter de corte fabricadas e vendidas pela Orafol estão agora certificados pela normativa REACH. O fabrico dos filmes foi melhorado e além de cumprir a normativa REACH também ficaram livres de cromato de chumbo


Evelyn Zocher, diretora de vendas e Marketing do departamento de produtos gráficos da Orafol disse: “A ORAFOL sempre foi uma grande defensora de iniciativas ambientais que possam garantir o melhor nível possível de sustentabilidade ambiental. Sendo um dos maiores fabricantes europeus de filmes gráficos temos a grande responsabilidade de assegurar dentro do possível, que são utilizadas matérias primas sustentáveis e processos de fabrico amigos do ambiente. Trabalhámos durante vários anos para cumprir integralmente a normativa REACH e o trabalho desenvolvido pela equipe de I&D da Orafol foi excelente.


Como o primeiro fabricante de filmes gráficos, a Orafol está em condições de anunciar que cumpre integralmente a normativa REACH assim como toda a gama de filmes para plotter estão isentos de cromatos de chumbo. 


Este é um marco importante para ORAFOL, e um que vai ter um efeito positivo não só em nossos clientes em todo o mundo, mas também sobre o meio ambiente como um todo para as gerações futuras", conclui Evelyn Zocher.


Este processo implicou a alteração da formulação de várias cores sendo que algumas tiveram de ser substituídas ou mesmo descontinuadas. 


Cores descontinuadas:


Oracal serie

ref

cor

451

47

orange red

641

026 G

purple red

641

026 M

purple red

651

034 G

orange

651

034 M

orange

8500

15

yellow orange



Cores substituídas:
 

Oracal serie 

Cor antiga

Cor nova

638

80 M

brown

800M

Nougat brown

641

80 G

brown

800G

Nougat Brown

641

80 M

brown

800M

Nougat brown